Banner2012

Banner2012

Monday, July 14, 2008

Eis as Harleys & as Harlistas.....



AMÁLIA & AMÉLIA, THELMA & LOUISE E POR FIM, VALÉRIA & CLÁUDIA...

Com a permissão do mais recente amigo e motociclista Policarpo Jr. (www.rockriders.com.br) tomei emprestado a entrevista com duas Harlistas fantásticas, maravilhosas: a Valéria Aranha (47) e a Cláudia Fujarra (43), ambas pilotas de suas HD Fat Boy 1600cc, onde juntas (cada uma pilotando a sua) já rodaram da capital carioca aos pontos ermos do Atacama, dos Andes, da Patagônia, entre outros.



A entrevista de Policarpo Jr.foi realizada com a Valéria que além de motociclista, tem toda a rotina “dita normal”de mãe, esposa e profissional da área odontológica. Segundo ela, a paixão por motos começou ainda cedo, muito cedo, numa época em que era pouco comum mulheres rodando por aí em duas rodas...
Seguem alguns trechos da entrevista de Valéria:

“Mesmo contra a vontade da minha mãe, ganhei minha primeira moto aos 14 anos e minha irmã ganhou outra, com a condição de andarmos apenas no Aterro do Flamengo (lindo bairro no Rio de Janeiro, onde se tem a vista do Pão de Açúcar). Meu pai nos acompanhava, ele ficava lendo jornal e nós andávamos de lá para cá.. até que começamos a ir mais longe... até que meu pai perdeu o controle (risos).
Tive várias motos, sempre aumentando de cilindrada, tais como 125ML, RX 180, DT 200, XL 250, CB 400, CBR 450, Virago 535, Marauder 800... ai conheci a Cláudia, que tinha uma Vulcan 800. Pronto, ai começamos a fazer pequenas viagens com amigos em comum. Em 2005 compramos (eu e Cláudia) nossa primeira Harley Davidson, uma Sportster 883, em 2007 compramos uma FAT BOY, em 2008 trocamos por outra FAT BOY, desde então, sempre compramos as mesmas motos”.


Nos roteiros destas duas guerreiras tem muita história, muita coisa boa, em 2004 elas foram do Rio de Janeiro para a Argentina e Uruguai, rodando aproximadamente 6.500km, passeando por Montevideo, Punta Del Este e Buenos Aires. Suas motinhos tem nomes carinhosos, eram "Amélia e Amália", hoje são “Thelma e Louise”!

Noutra viagem foram ao encontro internacional da Harley em Mendoza na Argentina, para depois atravessar a Cordilheira dos Andes, e chegar em Vinã Del Mar, Valparaiso e Santiago do Chile, num trajeto de muita aventura, percorrendo mais de 9.000km.

Já em 2007, do Rio de Janeiro, mais uma vez com destino ao Chile, porém desta vez atravessaram integralmente o Deserto do Atacama, o deserto mais árido do mundo, com altitude de 4663 metros, com retas intermináveis e exatamente no meio do nada, onde existem intervalos de 198km (Argentina - entre Encon e Lujan) e 275km (Chile - entre Susques e San Pedro do Atacama) sem um único posto de gasolina.



Claro que houveram percalços, mas todos foram sagazmente liquidados por esta dupla muito bem humorada e harmoniosa. Uma passagem delas, que transcrevo a seguir, é o que mais acontece quando nós mulheres somos “descobertas” por trás da parafernália de nossos equipamentos de segurança (pouco femininos):

“Ainda na Argentina, passando pelos "Caracoles", a impressão que se dá é que estamos indo rumo ao céu (risos), de tão alto que vamos subindo, as placas na estrada mostravam o ângulo de curvatura das curvas, cotovelos, paisagens lindas e a cada km rodado mais impressionante se tornavam as paisagens, com um colorido impressionante. Numa dessas subidas havia ocorrido um deslizamento de terra, tinham uns 12 caminhões parados... fomos nos aproximando, sob o olhar atento dos caminhoneiros, afinal duas Fat Boy pretas por si só chamam atenção e ainda pilotadas por duas mulheres no meio dos "Caracoles", isso era fantástico! Passamos com aplausos e assobios dos caminhoneiros, com terra por toda a pista, como se nossas motos fossem Big Trail´s.”



É claro que as aventuras desta dupla maravilhosa não irão parar por aí, a Valéria já tem planos para agosto/2008 quando irá para o evento de Milwaukee (EUA) comemorativo dos 105 anos da Harley Davidson, onde vai rodar muito pelas estaradas americanas.

Não preciso dizer que fiquei encantada com estas duas motociclistas maravilhosas, pela garra, determinação e pelo apoio incondicional de suas famílias, pois sei bem da dificuldade em harmonizar uma paixão tão distinta entre outras pessoas, mesmo sendo elas a tua própria família!

Parabéns Valéria e Cláudia, estou muito feliz de tê-las encontrado por aqui, nessa imensidão que é a Internet, onde tudo ocorre com muita velocidade;
mas prefiro um dia ter o prazer de encontrá-las pessoalmente e sobre duas rodas, nessas estradas, já não tão velozes (cheias de buracos)... para poder dar um abraço apertado de carinho!



Um super beijo, até a próxima...
Julie M.

ps: Agradeço ao Policarpo Jr. pelo material e às garotas pelas fotos, cedidas de seus álbuns.