Banner2012

Banner2012

Friday, October 17, 2008

Desabafo de um apaixonado!

Recebi um e-mail num dos vários Fóruns que participo com grupos de motociclistas por este Brasil afora com um desabafo, com um relato de uma pessoa tão ou mais apaixonada por motos que eu. Que vivencia essas maravilhosas máquinas há muito tempo, que publica suas histórias, seus testes, comparativos, é piloto, é instrutor de pista, enfim, é uma pessoa que pode falar sobre o assunto.
Não o conheço. Mas me identifiquei com seu texto pois sendo admiradora que sou, apaixonada igualmente pelos bólidos, compartilho da mesma opinião e já vi e ouvi muita coisa semelhante.

O texto é extenso e menciona os tristes acidentes envolvendo motos esportivas onde as vítimas somos nós os apaixonados. Vou transcrever alguns pedaços que são idênticos a alguns de meus discursos. Boa leitura, desta vez, sem fotos e por favor, motociclistas amantes da vida, dos prazeres que estes lindos bólidos proporcionam, continuem vivos, responsáveis, conscientes de que sua liberdade termina onde começa a dos outros, das outras famílias e vidas que estão pelas estradas também!

“Amor aos pedaços
... O festival de carnificina que recebi no prazo de 30 dias foi de enjoar até dono de açougue. Quatro acidentes, todos com motos esportivas de grande cilindrada, todos em alta velocidade e 75% deles fatais. O mais impressionante deles me assustou não só pela violência das cenas, mas pela revelação de certa epidemia de curiosidade mórbida pela internet. As imagens correram o Brasil e o mundo em velocidade compatível com a dessas motos... O elemento em comum nestes acidentes o absurdo despreparo das vítimas para pilotar essas motos. Cada vez mais as motos esportivas podem ser comparadas às armas de fogo... Também sou capaz de ficar com uma moto esportiva durante o final de semana sem sentir uma necessidade vital de rodar acima de 200 km/h. Quem me conhece sabe disso e até brigam comigo porque sou muito lento! Só que nem todo mundo que compra uma esportiva tem o necessário preparo. Desde que montei o curso SpeedMaster de pilotagem, em 1999, já vi as mais incríveis situações. Cheguei a receber ligação de uma pessoa que comprou uma 1.000cc esportiva sem nunca ter pilotado moto alguma ao longo da vida. Imagine 160 cavalos nas mãos de quem nunca rodou nem com uma moto de 10 CV! Hoje quem tiver R$ 50.000 na conta e quiser um veículo que se aproxime dos 300 km/h só precisa comprar uma esportiva. Mais nada. Não precisa provar nada. Não precisa fazer um teste psicotécnico, nem de uma carta especial. Basta usar a mesma habilitação feita com uma moto de 12,5 CV e 120 kg, dentro de um ambiente fechado e sem passar da primeira marcha. Se conseguir passar nesse teste já pode ter uma moto de 190 CV e 170 kg capaz de atingir 320 km/h. O resultado dessa política de trânsito a carnificina que vi em quatro acidentes.
... Total falta de preparo e maturidade para pilotar motos esportivas. E se ilude quem pensa estar seguro correndo na pista, porque nesse período também morreu um piloto em Interlagos durante um desses "cursos" ao bater na Subida do Café, ponto que venho condenando há mais de 10 anos e que j provocou a segunda vítima em menos de três meses. O piloto de Stock Cars, Rafael Sperafico, morreu em dezembro do ano passado neste mesmo ponto. Da mesma forma que é preciso passar por um rigoroso exame para pilotar aviões - e tirar o brevê - as motos esportivas precisam ser encaradas como veículos especiais, diferentes das pequenas 125 e 250 cc usadas nos exames de habilitação. E os cursos de pilotagem não devem se limitar a ensinar a "correr". Precisam levar a esses motociclistas a consciência e a vivência da pilotagem segura. Colocar um piloto sem experiência para rodar numa pista como Interlagos é arriscado demais. Eu mesmo dei aulas em Interlagos e parei depois de perceber o quanto à pista é perigosa para iniciantes.

...De volta as estradas. Quando alguém compra uma moto esportiva todo mundo sabe que, no fundo, a idéia é correr! E não venham tentar-me convencer do contrário porque estou nisso há 10 anos. Não cheguei
agora. ... Eu vi motociclistas ultrapassando caminhões pelo acostamento a mais de 200 km/h. Pra mostrar o quê? Coragem? Técnica? Bravo? NÃO reconheci nenhum grande piloto nessa turma. Porque os pilotos de verdade não correm na estrada. Pilotos de verdade correm na pista.
... Não tente imitá-los, principalmente na estrada, porque não aguento mais receber imagens do objeto do nosso amor aos pedaços.
- Geraldo Tite Simões

UMA NOVA E MARAVILHOSA EXPERIÊNCIA: HOG EXPERIENCE!

Recebo e-mails de vários lugares, como sabem e num deles tive a solicitação de falar sobre as Harleys-Davidson nos meus textos, o que me assustou um pouco pois seria falar de um mundo que não conheço.



Ou melhor, que nunca havia dedicado tempo para tal, na realidade.
Aí algumas coisas não acontecem por acaso: Estive esse final de semana, sem querer num HOG, pois é!
Sem querer, pois o convite surgiu para fazermos um passeio de Curitiba à Camboriú com o pessoal da loja Harley Davidson, Chapter de Curitiba (PR).
Porém, até chegar no Recanto das Águas Hotel e SPA, em Balneário Camboriú (SC) não sabíamos que o passeio era um HOG!!!!


Explicando:
Encontro Regional de Proprietários de Harley-Davidson (HOG Regional 2008) cujo objetivo é promover o encontro e confraternização entre os amantes das motocicletas, e comemorar os 15 anos de “HOG” no Brasil (Harley Owners Group – Grupo de Proprietários de Harley-Davidson em inglês).
Na ocasião, várias atividades são programadas, entre elas, o tradicional “rally” de regularidade, um percurso que envolve 90 quilômetros pela região.

Não sei quantas pessoas estiveram presentes, procurei pela internet alguma matéria pós-encontro para ter mais fotos e dados, mas ainda não estão disponíveis. O evento, segundo a organização, reuniria cerca de 300 pessoas do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Acompanhamos o trajeto do Rally, coincidentemente próximos sempre do casal que viria a ser a dupla vencedora, participamos dos eventos e desfrutamos da beleza do local, o maravilhoso Recanto das Águas Hotel e SPA.

Tudo uma delícia e aproveitei pra começar a conhecer um pouquinho deste mundo igualmente maravilhoso de duas rodas, e de muito GLAMOUR.
Uma característica que aprecio neste segmento de duas rodas é a proximidade das famílias, esposas, namoradas, companheiras, mulheres pilotAs respeitadíssimas e crianças. As mulheres se não estão nas garupas de seus amados, estão por perto, acompanhando-os em seus carros.




Quase todos participantes do Rally contaram com umA CO-PILOTA...é a mulherada se esmerando, inclusive na carona. Os ganhadores do Rally foram: o casal Lauro Machado Neto e Ana Maria em 1ºlugar, em 2º, Jaime Pacifico Urdiales e Ana Paula e em 3º lugar a dupla Carlos Eduardo e Kadu Filho, pai e filho juntos curtindo motoca, dia das crianças e levando para casa o troféu do Rally!

Neste link, terão mais algumas fotos do evento: http://www.verderosso.com.br/fotos2008/camboriu/camboriu.htm

Neste, vocês encontram os modelos disponíveis das motos HD: http://imocxexperiencia.ning.com/page/page/show?id=2116603%3APage%3A7343

Todos sabem que a minha preferência é pelas speeds, alta performance esportiva, velocidade e etc, mas confesso que fiquei encantada com as motos, com a festa, com a alegria das pessoas, com o style e glamour que as envolvem. E mais, tem que saber e poder vestir essa idéia, não é para qualquer um. Achei tudo muito lindo, absolutamente tudo.

Aos organizadores, Fernando e Bia (IMOCX CURITIBA), meu agradecimento pela acolhida, e meus parabéns pela exuberante festa.

E ao meu querido companheiro de viagens que nos levou, mesmo sem saber exatamente em que tipo de evento estávamos indo, meu muito obrigada por mais esta maravilhosa experiência!





Julie M.