Banner2012

Banner2012

Wednesday, July 07, 2010

O Sentido da Liberdade...



(Foto de Eduardo Wermelinger)


Quando ouvimos falar de motocicletas, vem sempre à mente a associação com liberdade, vento no rosto, cheiros, calor do sol na pele, enfim, muitas sensações gostosas que nos fazem viajar mesmo que não saíssemos do lugar!

Mas motociclismo é muito mais que isso.
Motociclismo para alguns chega ser uma religião,um mantra, ou ainda estilo de vida, opção de vida... poderia enumerar outras tantas associações. Mas liberdade... Por que liberdade?
Se entrarmos no âmago da questão, e passarmos a questionar, indagar aos pilotos-motociclistas e motociclistas- pilotos ouviremos muitas versões:

Quem pilota uma esportiva, muitas vezes no limite da navalha, essa sensação de liberdade é confundida com a adrenalina que se espalha por todo corpo, como se fosse um pavio aceso correndo por cada cantinho, por cada artelho, espalhando por todos os músculos, é indescritível.

Já quem anda na carona de uma super-trail, pode namorar o mundo! A começar pelo parceiro que a pilota. O mundo inteiro fica passando, mostrando todos seus contrastes, apurando todos nossos sentidos. A adrenalina parece outra, mexe com os nossos sentidos, deixando-nos em êxtase.

Quem pilota estas super-trails detém o poder da escolha, pois não há limites para os desafios, qualquer terreno é uma aposta. E a liberdade se traduz em não precisar se limitar a aspereza do asfalto, ao circuito de uma pista. Ela vai muito além, tão longe quanto os olhos e o tanque de combustível possa buscar! Desbravando muito além de estradas e paisagens, desbrava conceitos e desejos.

Liberdade acima de tudo é poder fazer a escolha de ser ou não ser feliz, e quem pilota sabe bem do que estou falando, pois sobre duas rodas, no terreno escolhido, na ciclística preferida, o limite de ir e vir é imposto por nós mesmos. No domínio homem - máquina.

Ainda bem que é apenas um caminho sem volta de estilo de vida, our way of life, mas que sempre voltamos de encontro ao que somos: Motociclistas...


Julie M.
Bento Gonçalves (RS) - 06/07/10