Banner2012

Banner2012

Tuesday, October 25, 2011

A Bela e a Fera…

A promessa do motociclismo feminino no Brasil.

A cada tanto surge mais uma corajosa e talentosa mulher neste mundo que outrora era privilégio masculino!

Mais uma vez uma linda mulher no comando destes bólidos, disputando par a par numa pista repleta de pilotos… Correção: nem foi par a par, pois a Erika subiu ao pódio tendo pilotado uma 600cc e enquanto seus companheiros de pódio pilotaram suas 1000cc!

Pegando carona no Motocombatom, da minha querida Vanessa, não poderia deixar de publicar a entrevista feita com Erika Cunha, paulista que tem brilhado com muita categoria nas pistas de motociclismo deste país. Não tive o prazer de conversar com a própria Erika, creio que não faltarão oportunidades, e a Vanessa (www.motocombatom.com.br) me autorizou a publicar tudinho!

Com vocês…..


"A Bela"

Fera na pista e bela fora delas, assim podemos definir a paulista Erika Cunha nascida em Ribeirão Preto/SP, que surpreendeu a todos nos dias 22 e 23 de Outubro, onde participou da 2ª Etapa do Campeonato Estadual de Motovelocidade, realizado no Rio de Janeiro, no Autódromo Internacional Nelson Piquet. Estreiando na categoria Super Stock com motos de 600cc a 1000cc, disputada por mais outros 11 pilotos, a piloto foi a única mulher a competir.
O grande destaque, é que em sua primeira corrida, a piloto conseguiu chegar em 5º Lugar, e foi a unica piloto a estar no pódium com uma moto de 600cc, já que todos os seus adversários competiram com motocicleta de 1000cc. Sobre a corrida, ela nós relatou:
“Fiquei muito feliz com o resultado obtido, pois não esperava o pódio, principalmente pela pouca experiência e por competir com pilotos tão bons. Nosso objetivo é treinar bastante neste ano, para que no ano que vem possa estar mais bem preparada para correr um campeonato inteiro.”
A paixão por motocicleta começou bem cedo, já que pilota desde os 6 anos, mas somente agora tem buscado se profissionalizar, e surge como promessa da equipe Cerciari Racing, que acredita no seu potencial e tem investido na carreira da jovem piloto.
Quanto ao fato de correr com homens ela declara: “Nas pistas, depois que colocomas os capacetes não existe diferença de homem e mulher, somos todos piltoos atrás dos mesmos objetivos…”
Sua experiência com motos não se limita apenas as pistas, já que no dia a dia, ela possui nada menos que uma Yamaha R1 e já cultiva várias histórias, sendo figurinha carimbada nos encontros de motocicletas.
MCB: Quando nasceu essa paixão pelo motociclismo?
EC: Desde criança, meu pai era motociclista e tem sido uma paixão transmitida de geração em geração, pois meus sobrinhos já tem essa paixão.
MCB: Quais as dificuldades que você teve no início quando começou a pilotar? Você teve o apoio da sua família?
EC: Sempre fui incentivada a andar de moto, quando resolvi competir foi motivo de espanto, já que menina são sempre vistas como “frágil”, mas hoje todo mundo adora e me apoia.
MCB: Já fez algum curso de pilotagem?
EC: Quando eu cai a primeira vez de moto, foi em Interlagos no S do Senna, e lá resolvi que aprenderia a andar bem de moto, procurei o melhor curso de pilotagem e encontrei a Cerciari Racing School que além de me ensinar, enxergou que eu poderia ir além, e hoje faço parte da equipe.
MCB: Qual moto você possui?
EC: Tenho duas motos, uma Yamaha/R1 que uso no lazer e uma Yamaha/R6 para competir.
MCB: No dia a dia, costuma fazer passeios de moto com mais mulheres?
EC: Na cidade onde resido atualmente, ainda não tem mulheres que compartilham na mesma intensidade da minha paixão, então, normalmente eu viajo com os homens.
MCB: Quais as dificuldades que você teve no início quando começou a pilotar? Existem muitos preconceitos?
EC: Sempre penso que as dificuldades são criadas por nós, assim, nunca vejo nada como difícil, sou decidida, gosto de ir a luta e conseguir meus objetivos.
MCB: Existe alguém que você adimira no meio motociclístico?
EC: Meu pai e o eneadecacampeão de motovelocidade Luiz Cerciari.
MCB: Qual a sua mensagem para as mulheres que estão começando a andar de moto seja por Hobbie ou Profissional?
EC: Moto é nosso elo com a vida, deixe com que ela torne sua vida mais feliz! Tudo só depende de você, sempre!

Acessem o blog da Bela: erikacunha.blogspot.com

E um agradecimento mais que especial a Vanessa do Motocombatom por ter emprestado a entrevista!

Beijos e até a próxima,
Julie M. - j.n.m@terra.com.br