Banner2012

Banner2012

Wednesday, March 07, 2012

O que estaremos pilotando no futuro?

A cada ano, em janeiro ou fevereiro falamos sobre o upgrade das nossas motos, sua substituição ou modificação de alguns  equipamentos, melhoria em tecnologia, novidades presentes no mercado; eis que me ocorreu uma pergunta: O que nós estaríamos pilotando no futuro????

Estaríamos com a mesma velha Fireblade de nove, dez anos atrás?
Com a mesma emissão de gases, mesmo combustível...
Ou as atuais levíssimas, compactas, cheias de fibra de carbono e titânio, porém com a mesma emissão de poluentes???

Alguém tem ideia do que nos aguarda no futuro?







O combustível está ficando cada vez mais caro, o mundo está ficando sem petróleo e o trânsito se torna cada vez mais intenso e disputado, sob esta ótica, sabemos que o transporte tal como conhecemos hoje tende a modificar-se, para sobrevivermos. Resta saber quais serão nossas opções.

As maiores e mais presentes inovações parecem estar vindo na forma do veículo elétrico e suas variações. Porém são veículos pequenos de baixa cilindrada e de uso para pequenas distâncias. Sem o apelo esportivo que amamos.

Em superbikes já existem alguns protótipos e estão pelas revistas especializadas tais como a  ZEROTT e a TTXGP ou a EVO TTXGP.







Algumas destas máquinas podem fazer velocidades de até  160mph, pesam aproximadamente 300kg e a autonomia média de  100 milhas.

Temos alguns inconvenientes, do tipo não ouvirmos mais a música que sai dos exaustores, o ronco característico dos atuais motores e por enquanto, as baterias são imensas e dão pouca autonomia.

Dei uma olhadela e há abundância de vídeos no  youtube destas motos elétricas, mas uma em especial me chamou a atenção! Imaginem uma R1 elétrica!!!!!

Sim, vejam em:  http://youtu.be/yz0IZ3aNRDo








No comments: