Banner2012

Banner2012

Thursday, June 21, 2012

MUNDIAL DE MOTOVELOCIDADE


A primeira mulher a participar do Mundial de Motovelocidade é uma espanhola, Elena Rossel.

Ela participa do MOTO2, categoria que o nosso Eric Granado acaba de ingressar.


Da sua primeira moto, cedida para o circuito de Valencia - uma Aprilia RS50, depois o primeiro lugar no pódio da Kawasaki Ninja Cup e o Campeonato da Espanha Stock Extreme, com uma ZX-10 Kawasaki, ela passa para o Campeonato Mundial, na Moto2, através do Team Aspar (2011) e em 2012 com o QMMF Racing Team.

A espanhola acaba de fechar um acordo com a equipe da Federação do Catar, a QMMF Racing Team, que esta temporada teve sua dupla formada por Ricky Cardús e Al Naimi e correrá a temporada completa de Moto2. Justamente Naimi será o substituído na equipe e dará lugar a Rossel, que correrá ao lado de seu compatriota, já confirmado na equipe.

Elena teve sua grande oportunidade nesta temporada 2011, de Moto2, com Jorge Martínez Aspar, que lhe deu várias oportunidades de estar entre os melhores do Mundo, quando Julián Simón se lesionou.Apesar dos resultados, Rossel ganhou exposição e experiência, e aproveitou a oportunidade se tornando a mais nova piloto do grid da Moto2.

Será a primeira espanhola em disputar uma temporada completa na motovelocidade.




Trajetória de Elena Rossel....


Tudo começou em 1999 quando, na inauguração do circuito de Valencia, houve uma prova para seleção de jovens pilotos. Elena participou com a Aprilia RS50 e obteve prêmio. Depois de vários testes, finalizou em 17° lugar, obtendo assim, um dos 22 lugares que fariam o grid da Formula Airtel.

Um ano depois participa do Campeonato da Espanha de Motovelocidade Copa Caja Madrid, com a mesma cilindrada, onde entra em contato com os circuitos de Jarama, Albacete, Cartagena e Valencia também, onde competia com Hector Barberá, Julian Simón e Nico Terol, pilotos conhecidos atualmente.





Em 2001, inicia com a Honda 125 GP (moto utilizada pelo irmão anos antes) em corridas tentando dar o salto para a 250 GP, mas em virtude do comprometimento financeiro que demandaria, retorna às copas de promoção, como o Campeonato Bancaja 125 GP. 

Em seguida, volta a participar de provas de seleção, onde entre 400 inscritos, ela ocupa o 3° lugar conseguindo uma moto para participar de novo da Copa dos Campeões Banaja 125GP Series onde obtém o primeiro pódio em nível nacional, finalizando em segundo lugar no circuito de Cartagena de 2002. Na classificação geral, final do campeonato ela ficou em quinto lugar.  




Em 2003 volta com excelentes participações, mas problemas mecânicos e quedas impedem-na de alcançar o título, mas ganha vários pódios e a pole position em Albacete. Não em vão, o empenho e nível demonstrados nas pistas servem de seleção e ascenção de categoria.

Ano seguinte, entra para a Copa Suzuki 600 como membro da equipe Alapont Competición e ainda fatura na última corrida da temporada sua primeira vitória em nível nacional no circuito de Valencia. Com apoio econômico de seus pais, em 2005 disputa o Campeonato da Espanha de Velocidade (CEV) na extinta categoria Super Sport.

Em várias ocasiões obtém excelentes resultados, mas a reticência dos patrocinadores em apoiar uma 'mulher em terra de homens" faz com que, sem respaldo econômico, ela venha a participar em 2006 apenas das 24 horas de Catalunha de 600cc.




Esta sua capacidade de rodar forte com grandes cilindradas chama a atenção da Suzuki Espanha que a convida a participar em 2007 da European Suzuki Cup 750, representado a Espanha, onde Elena mantém-se entre o dez melhores pilotos da competição. No ano seguinte, 2008, chega sua consagração como piloto, repetindo a European Suzuki Cup 750, e participando das 24 Horas da Catalunha com a equipe Monlau, com uma KTM RC8. No mesmo ano, recebe convite para participar da quinta prova da Kawasaki Ninja Cup 600 em Albacete, terminando em 2 posição.

Ainda neste ano, no mesmo cenário, participa da Europa Women's Class com uma Honda 600cc, finalizando em primeiro Lugar, depois participa de três outras provas de resistência de La Mac, com a KTM Superduke e com a RC8. Em 2009, com apoio financeiro de empresas como Altrans, ela ingressa na equipe Hidalva team, para repetir na Kawasaki Ninja Cup, no Circuito de Albacete a pole postion, volta mais rápida e a primeira vitória obtida por uma piloto feminina na categoria do Campeonato da Espanha de Velocidade (CEV).

Na classifcação geral termina em quarta colocação. Estas destacadas atuações colaboram para ela, em 2010, entrar na categoria máxima do CEV Buckler, denominada Stock Extreme 1000, competindo com a equipe Kawasaki PL Racing e conta com o patrocinio da Kawasaki Espanha, Fanta, Powerade e Digital Moto Media (DMM), entre outros, para finalizar o campeonato em decimasétima posição e oitava na catogoria de privados; utilizando uma Kawasaki ZX1000. Em duas corridas já obtém oitavo lugar, seu melhor resultado na Stock Extreme.





Veja a seguir um vídeo de entrevista dela: http://youtu.be/F8CKc0I_NW4

No comments: