Banner2012

Banner2012

Friday, May 10, 2013

Rosana Costa...

Uma viajante, nada comum! 


Quando falamos em viagens, os olhos brilham! Sinônimo de férias, de alegrias, de novas amizades, saborear novas culturas, da culinária aos hábitos. Enfim, um amontoado de sensações que fazem nosso coração pular e olhos brilharem. Então, imaginemos agora esse furacão de emoções somadas ao pequeno detalhe: em cima de uma moto!!! 

Para nós, motociclistas, é um sonho, é o desejo acalentado dentro de cada um de nós, alimentado quando vemos histórias como esta que vou contar! 


Uma corajosa motociclista, Rosana Costa, sai de sua cidade no Mato Grosso do Sul para fazer 5.526 quilômetros pelas estradas do Sul  e Sudeste do país.  

Pilotando nada mais, nada menos, que uma Hayabusa carinhosamente chamada de Branca de Neve ou Garça Pantaneira, ela atravessou as estradas rumando à Laguna em Santa Catarina, primeiramente, para prestigiar o evento da Confraria da Mulher Motociclista, o 1° Encontro Nacional da C.M.M! 

 



Pelo caminho, foi recebida por motociclistas, onde pernoitou, descansou, recarregou baterias e a Dona Branca de Neve para o destino final. Como todo motociclista de grandes distâncias,  alguns percalços sempre acontecem, problemas mecânicos por exemplo. Mas nada que essa paulista de origem não tirasse de letra e encontrasse solução. Aposta sua determinação e postura diante do legado que seu pai deixou, como valores, coragem e respeito.  Esta postura ética garantiu-lhe uma passagem tranquila e cheia de alegrias pelas cidades que passou.

 
Em Laguna, reencontrou amigos, selou amizades que até então eram através da telinha do computador e estendeu sua viagem ao sul, mais precisamente à Serra Gaúcha, conhecendo Caxias do Sul, Gramado e Canela com os atrativos que apaixonam a todos os visitantes, em especial o Natal Luz, quando a cidade de Gramado se prepara maravilhosamente 


Para quem fez retas intermináveis nas estradas mato-grossenses, ela se deparou com milhares de curvas as quais contornam nossos vales e montanhas, paisagens deslumbrantes  que puderam ser admiradas a bordo de sua Branca de Neve ou em companhia de amigos que a hospedaram e ciceronearam pelas redondezas 


Seguindo viagem, nossa intrépida amazonas rumou ao Balneário Camboriú e  Itajaí (SC) onde hospedou-se  em casa de amigos. Fez outras descobertas pelas terras catarinenses antes de seguir rumo a São José dos Pinhais (PR) e posteriormente, já beirando a semana do Natal, São Paulo. Afinal, até para uma Amazonas de Aço, o Natal amolece o coração e a família chama! Próximos destinos? Litoral paulista para visitar mais amigos e, finalmente, rota inversa, rumo a casa em Campo Grande. 


Segundo Rosana Costa: viajar de carro você curte, mas de moto você aprecia cada quilometro rodado.” 
Esta é a brava motociclista, de sorriso impar, alegria estampada no rosto, cativante.  

Parabéns Rosana... tens meu carinho e admiração nesta pequena homenagem!! 


 Julie M. 

Thursday, May 09, 2013

SEGURANÇA..............

Amigos

Ao longo destes anos venho escrevendo sobre motociclismo seguro, equipamentos e etc. Num destes artigos mostrei fotos de "pilotos" calçando chinelos, calçados abertos, sapatos e sandálias de saltos finos e altos.

Falo sempre da fragilidade de nossas extremidades, com nossos pequeninos ossos, apenas pele e tendões, sem a proteção de músculos, carne. As lesões, às vezes, são irreversíveis, causando impossibilidade de retorno ao trabalho e também de pilotar.

Os números de acidentes incapacitando jovens é alarmante, sem comentar o aumento das despesas em Saúde Pública, Seguro Social, aposentadorias precoces. O resultado destes acidentes, indiretamente, sob alegação dos altos custos gerados é o retorno às nossas mãos de impostos mais caros, como DPVAT e cia..

Por exemplo: na minha cidade vejo as meninas pilotando suas scooters usando estas sandalinhas de saltos altos e finos, com suas bolsas penduradas nos ombros, sem alças na diagonal.
Pergunto: se algo inesperado ocorrer, um carro parar repentinamente logo à frente, se um cachorro cruzar, ou qualquer coisa inusitada ocorrer, inclusive a bolsinha escorregar do ombro; será que elas conseguiriam parar firmando os pés no chão de forma efetiva evitando uma queda?

O "pé" da foto calçava tênis.... fica a dica!!!!!