Banner2012

Banner2012

Tuesday, January 12, 2016

IMS – 2016 Progressive International Motorcycle Show

Como toda a exposição do ramo, vemos muitas novidades e principalmente, curiosidades. A feira deste ano comemora o 35º aniversário e colocou mais duas cidades no tour. Agora são dez cidades a receber a feira itinerante levando o que há de melhor no segmento ao público consumidor e lojistas.
O tour começou em Portland (OR), em outubro de 2015 e vai terminar em Phoenix (AR), em fevereiro próximo. 

As montadoras que tem acompanhado a IMS desde o principio, em 1982, são nomes como BMW, Harley-Davidson, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha; que ao longo dos anos foram acompanhadas pelas BRP/Can-Am, Ducati, Indian, KTM, STAR, Triumph and Victory, entre outras.

A feira, ou show como estes eventos são conhecidos nos Estados Unidos, tem aumentado o foco nas montadoras e acrescentado palestras de diferentes assuntos para os mais entusiastas. Motociclistas e fãs de costa a costa dos país terão oportunidade de admirar centenas de novos modelos de motocicletas, são street bikes, adventure/dual sports, dirt bikes, cruisers, scooters, ATVs  e muito mais. Algumas são motos-conceito, como a BMW Concept 101 com seus 1,649 cc baseada na plataforma da K1600.

A idéia da IMS é conectar os motociclistas com produtos e serviços, e apoiar o “lifestyle”. Mas não só como exibição de lançamentos, a feira também tem stands de lojistas para venda de produtos. Nesta edição, no Miami Beach Convention Center, entrevistei Jim Dusky, Produtor porta-voz da IMS, onde ele fala estes aspectos todos e dos avanços desta 35º Edição da Feira.

A edição de 2015/2016 da IMS inclui o concurso da J&P Cycle Ultimate Builder Custom Bike Show, que premia as melhores motocicletas customizadas; a apresentação de palestrantes como o Mr.Daytona, Scott Russell que é um piloto de carros atualmente e foi  campeão da World Superbike e  da AMA Superbike, venceu  Daytona 200  com record de 5 vezes e ainda, venceu  a prova  Suzuka 8 Hours  em 1993. Russell segue lider na categoria 750 cc AMA Supersport em vitórias. Nesta palestra, ele sobre sua carreira, desde como começou a sua carreira e até o final, quando um acidente em 2001, forçou a sua precoce aposentadoria das pistas. 

Glen Heggstag foi outra das atrações, sua experiência como Long Distance Rider, cruzando fronteiras de paises do mundo inteiro, sendo refém da FARC, na Colômbia, ou cruzando a selvagem  Siberia e o deserto da Mongolia, Gobi, ou ainda, ziguezagueando pelo Leste Europeu através de West Bank, Israel, Paquistão, India e toda a extensão da Africa. Esta foi uma das palestras mais emocionantes.

Na feira pude ver vários lançamentos, como X-Diavel, da Ducati, a nova ZX10 2016 da Kawasaki cheia de surpresas e mais acessível aos reles mortais, pois como todos sabem a H2R de 310HP só pode ir para as pistas e nas mãos de experts , que por sua vez também recebeu roupa nova para 2016, vi também a M1 da Yamaha e muitos outros modelos. 

Lógico que haviam muitas extravagâncias nas motos customizadas que participaram do concurso da J&P Cycles,  tais como motos com o esqueleto de uma vaca,  super pinturas, assentos em couro de crocodilo ou jacaré, super extensões de balança, pneus gigantescos na traseira e dianteira…

Enfim, sempre um deleite.  Mais informações podem ser lidas (em inglês) no site do USA2Ride, inclusive o vídeo das entrevistas realizadas.

Até a próxima, super abraço,